Micose, melasma e foliculite: Como prevenir e tratar

O sol, a umidade e as idas às piscinas e praias podem favorecer o aparecimento de doenças de pele no verão. Estima-se que há um aumento de até 50% no número de consultas em clínicas de dermatologia no Brasil nessa época do ano

Micoses, melasma e foliculite são alguns dos problemas mais comuns durante as estações mais quentes, saiba como se prevenir e cuidar da melhor forma.

Micose

As micoses são infecções provocadas pelo crescimento de fungos que podem aparecer em várias áreas do corpo, especialmente as mais úmidas, como unhas, dedos do pé e região íntima. Alguns dos tipos mais comuns são a candidíase, a “frieira” e a onicomicose.

As micoses podem ser prevenidas com alguns passos simples:

  • Seque-se sempre muito bem após o banho, especialmente nas partes da pele com dobras, como axilas, virilhas e dedos dos pés
  • Evite usar roupas molhadas por muito tempo
  • Não ande descalça em locais úmidos
  • Evite sapatos fechados
  • Prefira tecidos mais leves, como algodão

O tratamento da micose costuma ser simples, através do uso de cremes, loções ou medicações, e dura, em média, de 30 a 60 dias. 

Melasma

O melasma se manifesta através de manchas escuras na pele, principalmente no rosto, braços, pescoço e colo e costuma afetar principalmente as mulheres. Os fatores de risco são exposição excessiva aos raios solares ou predisposição genética.

A melhor forma de se prevenir do melasma é através dos filtros solares, mesmo em dias nublados ou chuvosos. Pessoas com melasma podem se tratar com terapias, uso de medicamentos e procedimentos para clareamento.

Foliculite

A foliculite é uma infecção causada, principalmente, por bactérias e fungos. Ela aparece na pele no formato de pequenas espinhas com pontas brancas. Na maioria dos casos, a inflamação se cura sozinha, mas casos recorrentes ou graves devem ser avaliados por um dermatologista para evitar a perda do pelo e cicatrizes.

Você pode se prevenir da foliculite tomando alguns cuidados:

  • Mantendo a pele sempre limpa e seca
  • Evitando lavagens antissépticas recorrentes
  • Hidratando sua pele com os produtos adequados
  • Evitando utilizar aparelhos de barbear

Neste verão, não se esqueça de tomar os cuidados necessários com sua pele e consultar um dermatologista para saber quais produtos utilizar.

0 comments on “Micose, melasma e foliculite: Como prevenir e tratarAdd yours →

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *