As glândulas de Bartholin estão presentes na vulva, localizadas na base dos pequenos lábios, e têm função de excretar secreção vaginal. Bartolinite é o nome da inflamação dessas glândulas, que geralmente causa dores e vermelhidão na região íntima.
Apesar de não ser sexualmente transmissível, a inflamação pode ser causada por diversas bactérias que são transmitidas no contato sexual, como a Chlamydia trachomati (causadora da clamídia) e a Neisseria gonorrhoeae (causadora da gonorreia).
Sintomas e tratamento
Os principais sintomas da bartolinite são dor extrema na região íntima, dificuldade em andar e sentar, vermelhidão, edema, formação de pus e desconforto. Ela costuma durar em média de três a cinco dias e geralmente é tratada com medicamentos.
Em casos mais graves pode ser necessário procedimentos cirúrgicos, como drenagem e marsupialização (indicado quando a inflamação retorna após a drenagem).
É possível prevenir a bartolinite?
Nem sempre é possível se prevenir, mas algumas mudanças de hábito podem ajudar a diminuir as chances de ter a inflamação: Evitar usar roupas muito justas, manter os cuidados com a higiene íntima e utilizar preservativo nas relações sexuais.
Gostou das dicas? Clique aqui para saber mais sobre a saúde da mulher.