exames ginecológicos

Mais da Metade das Brasileiras Não Fazem Exames Ginecológicos

A estatística, divulgada pela Sociedade Brasileira de Oncologia Clínica no começo deste ano, é preocupante: 52% das mulheres brasileiras não fazem exames ginecológicos preventivos.

Isso é mais grave se compararmos que, na mesma pesquisa, 86% das mulheres entrevistadas disseram ter conhecimento do câncer de colo do útero, que é o terceiro tipo de câncer que mais atinge mulheres no Brasil.

A falta de informação, ressalta a pesquisa, também favorece o aumento dos casos de câncer de colo do útero no País. Uma em cada quatro mulheres não sabe que o vírus HPV, transmitido por relações sexuais sem proteção, é uma das causas desse tipo de câncer.

 

PREVENÇÃO = EXAMES

 

E a principal forma de prevenção da doença é o exame ginecológico periódico. Como explicou o Prof. Dr. Rogério Ciarcia Ramires, especialista em Patologia do Trato Genital Inferior, responsável pela Ginecologia Diagnóstica no Femme – Laboratório da Mulher.

“Se todas as mulheres se submetessem à prevenção do câncer de colo uterino anualmente, com os exames completos, não existiria o câncer de colo uterino”.

 

 

Dr. Rogério recomenda que, em complementação ao Papanicolau, seja feita a Colposcopia, que oferece uma visão ampliada do colo do útero.

Portanto, não vacile com sua saúde, amiga! Converse com seu médico e não deixe de realizar seus exames ginecológicos anualmente. Você pode pré-agendar os exames a qualquer hora e em qualquer lugar, pelo nosso site ou pelo aplicativo para smartphones e tablets (baixe para Android ou iPhone).

 

Saiba mais: Exames e Saúde.

DNA-Fetal-Caixa-Blog