A ansiedade é um mal do mundo moderno, em que nós precisamos estar alertas o tempo todo, ligadas no mundo, no trabalho, na família… São tantas as preocupações que muitas vezes nos esquecemos de nossa saúde e nossa qualidade de vida.
Um estudo recente da Universidade de Cambridge, no Reino Unido, afirma que nós mulheres temos duas vezes mais chance de sofrermos com ansiedade do que os homens.
De acordo com os pesquisadores, apesar de atingir todos os gêneros e faixas etárias, a ansiedade afeta de forma desproporcional mulheres e pessoas com menos de 35 anos.
ANSIEDADE E PROBLEMAS DE SAÚDE
A preocupação excessiva, que pode levar a pessoa a fazer mudanças em seus hábitos sociais, pode ser um dos sinais de ansiedade, que também está associada a problemas de saúde como diabetes e hipertensão.
O perigo é real. Metade das mulheres brasileiras que trabalham em ambientes corporativos sofrem de estresse. Como lembra o Prof. Dr. Roberto Cardoso, coordenador do Núcleo do Propósito no Femme – Laboratório da Mulher, nós estamos mais suscetíveis ao problema porque, em algumas situações, precisamos nos moldar ao modelo masculino imposto pelo mercado de trabalho.
Por isso, siga algumas dicas para evitar o estresse no trabalho:
- De olho nos sinais do corpo – cansaço em excesso, irritabilidade, problemas de concentração e memória;
- Qual é a fonte do estresse? Identifique-a para poder trabalhar melhor o problema;
- Busque o diálogo – a solução para uma questão que pode parecer impossível de resolver pode estar em uma comunicação melhor com colegas de trabalho;
- O trabalho não pode ocupar toda a sua vida. Busque um hobby, um esporte, saia com as amigas;
- Atividades físicas ajudam a descomprimir a pressão do dia a dia, e nem precisa de academia. Uma caminhada já ajuda;
- Durma bem e bastante. Nem todos conseguem, mas o ideal é tentar dormir as 8 horas recomendadas;
- Proteja seu sistema imunológico. Procure alimentos ricos em vitamina C e zinco, como feijão e iogurte.
Também é fundamental que você mantenha-se em dia com seus exames periódicos. Pré-agende no Femme – Laboratório da Mulher, pelo site, telefone (11 3050-9043) ou aplicativo para smartphones Android, iPhone ou iPad.
Foto Crédito: amenclinics_photos on Visualhunt.com / CC BY-SA