Dicas de bem-estar para mulheres mais velhas

A partir dos 35 anos, as mulheres costumam entrar no climatério e passam por algumas mudanças em seus corpos. O climatério é uma fase biológica que compreende a transição entre o período reprodutivo e o não reprodutivo da vida da mulher e engloba mulheres entre 35 e 65 anos. Nesse momento, cerca de 32% das mulheres no Brasil estão na faixa etária do climatério.

Muitas mulheres não necessitam de medicamentos nessa fase da vida, mas é comum que haja queixas de mudanças comportamentais e físicas. Por isso, tomar alguns cuidados específicos podem te ajudar a passar por esse período com muito mais tranquilidade e bem-estar.

O que acontece no corpo da mulher após a menopausa?

A menopausa é determinada após 12 meses sem sangramentos e faz com que os níveis de progesterona e estrogênio do corpo diminuam, causando perda de colágeno, queda nos níveis de cálcio, baixa na concentração de neurotransmissores associados ao bem-estar, entre outros.

Passar pela menopausa é comum para todas as mulheres e algumas mudanças na sua rotina podem ajudar a manter seu bem-estar, elevar sua libido e melhorar sua disposição.

Dicas para o bem-estar das mulheres mais velhas

1) Atividades físicas são indispensáveis

Os exercícios fazem a diferença em muitas áreas que são afetadas pela queda do estrogênio: Ajuda na manutenção do peso, ajuda a regular o sono, reforça a densidade dos ossos, reduz o risco de tumores e melhora os níveis de estresse, além de ajudar a prevenir o câncer de mama. Procure um médico e um educador físico para praticar atividades físicas de forma segura e descobrir qual é mais indicada para você.

2) Estimule sua libido

Segundo a ginecologista Lilian Firelli, especialista em sexualidade feminina e uroginecologia pela USP, apenas 10% da nossa libido depende do estímulo hormonal. Porém, com tantas mudanças acontecendo na vida da mulher, é normal que haja uma queda brusca na libido

Por isso, nesse momento é essencial cuidar do seu emocional, procure ajuda psicológica, faça atividades que te dão prazer e tire um tempo para seu autocuidado diário. Você também pode utilizar lubrificantes para ajudar na secura vaginal.

A masturbação também é indicada e pode ajudar a aumentar sua libido e a circulação sanguínea na região.  

3) Faça suas consultas e exames de check-up regularmente

Após a menopausa, é ainda mais importante cuidar da sua saúde e fazer todos os exames recomendados para se prevenir de doenças ou identificar anormalidades nos estágios iniciais. 

Alguns dos principais exames são a mamografia, o papanicolaou, a densitometria óssea, ultrassons e outros exames.

4) Lembre-se que nunca é tarde para começar algo novo

Não é porque você já viveu uma boa parte da vida que não terá nada novo e empolgante para viver: é sempre o momento de descobrir uma nova paixão, começar um novo hobby, praticar um novo esporte, fazer uma nova faculdade, viajar para um lugar que você nunca foi e tirar do papel aqueles planos que estão engavetados há tanto tempo. Cuide do seu bem-estar e vá atrás dos seus sonhos. 
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