O câncer de pele é o mais comum no Brasil e no mundo e suas maiores causas são a exposição excessiva ao sol ou histórico familiar da doença. Esse câncer pode ter mais de 90% de chances de cura quando diagnosticado precocemente. Para isso, é essencial fazer consultas periódicas ao dermatologista e também ficar de olho em novas pintas, manchas ou lesões na pele.
Quais são os principais sintomas do câncer de pele?
O câncer de pele não melanoma é o mais incidente no Brasil e representará 31,3% dos casos de câncer entre 2023 e 2025, segundo o INCA (Instituto Nacional do Câncer). Ele é dividido em dois subtipos:
Carcinoma basocelular
É o tipo mais frequente, com crescimento mais lento. Ele se inicia com o aparecimento de uma lesão que parece um nódulo rosa e é mais frequente em lugares onde a pele fica exposta, como rosto e pescoço.
Carcinoma espinocelular
É mais comum em homens e se manifesta através de um nódulo com crescimento rápido, que cria uma ferida difícil de cicatrizar.
Já o câncer do tipo melanoma, que tem menos incidência no Brasil, porém é mais agressivo, costuma se mostrar através de pintas escuras que se modificam ao longo do tempo.
Como identificar se uma pinta ou mancha é perigosa?
Os dermatologistas aconselham identificar sinais de câncer de pele utilizando a escala ABCDE:
A: assimetria
Se você dividir sua pinta em quatro partes, elas são iguais? Se forem assimétricas, é necessário prestar atenção e avaliar.
B: Bordas irregulares
Veja se há irregularidades no contorno das bordas da sua pinta.
C: Cores
Pintas com mais de uma coloração podem ser consideradas suspeitas.
D: Diâmetro
Pintas ou manchas na pele com mais de 6cm precisam ser investigadas por um dermatologista.
E: Evolução
Há mudanças na sua pinta? Ela está aumentando, mudando de cor, coçando ou sangrando? Procure um dermatologista.
Se você encontrar algum sinal novo na pele que apresente alguma dessas alterações, procure um dermatologista o quanto antes e não se esqueça de fazer sempre suas consultas de rotina, mesmo se não tiver identificado nenhum problema.
No Podcast, temos vários episódios sobre saúde da pele e dicas de cuidados para mulheres. Ouça agora e saiba mais sobre como prevenir o câncer de pele.