Relações sexuais na menopausa

A menopausa é um período comum na vida da mulher e geralmente ocorre entre os 45 e 55 anos. A principal característica da menopausa é o fim das menstruações, podendo também causar outros sintomas, e geralmente ocorre de forma natural e progressiva.

As principais causas da menopausa são a queda dos hormônios reprodutivos, que começam a acontecer com a chegada dos 40 anos, quando os ovários produzem menos estrogênio e progesterona, a remoção do útero e ovários, quimioterapia ou radioterapia e insuficiência ovariana primária.

Quais são os principais sintomas da menopausa?

Menstruação irregular

Este é um dos primeiros sinais: a menstruação começa a vir de forma irregular, com mais ou menos frequência e intensidades diferentes. Este período é chamado de perimenopausa e é uma fase de transição.

Ondas de calor

É comum que mulheres em menopausa sintam ondas de calor repentinas e sem motivos aparentes, geralmente no rosto, pescoço ou tórax. Essas ondas também podem causar suores noturnos e interromper o sono.

Alterações de humor

Irritabilidade, ansiedade, cansaço excessivo e mau humor são algumas das alterações de humor que podem acontecer nesse período

Diminuição na libido

Um dos possíveis sintomas da menopausa é a secura vaginal e a diminuição na libido. Isso acontece por uma série de fatores hormonais e por causa do aumento do estresse.

E como fica a vida sexual da mulher que passa pela menopausa?

A falta de libido é normal nas mulheres que estão passando por menopausa, mas isso não significa que sua vida sexual chegou ao fim. 

Neste momento, é importante respeitar suas vontades. Com o passar do tempo, será mais fácil se reconectar com seus desejos. O primeiro passo é procurar um médico especialista para fazer um tratamento adequado.

Os lubrificantes à base de água também podem fazer toda a diferença após a menopausa, já que a lubrificação natural se torna mais difícil. Aproveite esse momento para redescobrir suas zonas erógenas sozinha e também quando estiver acompanhada. 
Neste período, não deixe de fazer seus exames de rotina. Aqui no FEMME, oferecemos todo o acolhimento que você precisa em cada fase da vida. Agende aqui seus exames.

0 comments on “Relações sexuais na menopausaAdd yours →

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *