A menopausa é um período comum na vida da mulher e geralmente ocorre entre os 45 e 55 anos. A principal característica da menopausa é o fim das menstruações, podendo também causar outros sintomas, e geralmente ocorre de forma natural e progressiva.
As principais causas da menopausa são a queda dos hormônios reprodutivos, que começam a acontecer com a chegada dos 40 anos, quando os ovários produzem menos estrogênio e progesterona, a remoção do útero e ovários, quimioterapia ou radioterapia e insuficiência ovariana primária.
Quais são os principais sintomas da menopausa?
Menstruação irregular
Este é um dos primeiros sinais: a menstruação começa a vir de forma irregular, com mais ou menos frequência e intensidades diferentes. Este período é chamado de perimenopausa e é uma fase de transição.
Ondas de calor
É comum que mulheres em menopausa sintam ondas de calor repentinas e sem motivos aparentes, geralmente no rosto, pescoço ou tórax. Essas ondas também podem causar suores noturnos e interromper o sono.
Alterações de humor
Diminuição na libido
Um dos possíveis sintomas da menopausa é a secura vaginal e a diminuição na libido. Isso acontece por uma série de fatores hormonais e por causa do aumento do estresse.
E como fica a vida sexual da mulher que passa pela menopausa?
A falta de libido é normal nas mulheres que estão passando por menopausa, mas isso não significa que sua vida sexual chegou ao fim.
Neste momento, é importante respeitar suas vontades. Com o passar do tempo, será mais fácil se reconectar com seus desejos. O primeiro passo é procurar um médico especialista para fazer um tratamento adequado.
Os lubrificantes à base de água também podem fazer toda a diferença após a menopausa, já que a lubrificação natural se torna mais difícil. Aproveite esse momento para redescobrir suas zonas erógenas sozinha e também quando estiver acompanhada.
Neste período, não deixe de fazer seus exames de rotina. Aqui no FEMME, oferecemos todo o acolhimento que você precisa em cada fase da vida. Agende aqui seus exames.