Você já teve desconfortos intestinais depois de comer certos tipos de alimentos e se perguntou se poderia ser uma intolerância alimentar? Os sintomas e sinais da intolerância geralmente surgem após consumirmos grandes quantidades de certos alimentos. As principais intolerâncias são: lactose, glúten, histamina, sacarose, amido, frutose, frutanos e rafinose. Porém, ela pode ocorrer com outros tipos de alimentos.
Intolerância alimentar ou alergia?
A principal diferença entre ambas é o tipo de resposta do organismo quando entra em contato com o alimento. A alergia causa uma reação no sistema imunológico, que produz anticorpos para tentar combater o corpo “estranho”. Na intolerância, o corpo tem dificuldade de ingerir ou absorver certos nutrientes por falta de alguma enzima.
Os sintomas mais comuns da alergia alimentar são febre, vômitos, diarreia, dor abdominal, erupções e coceiras na pele, falta de ar e inchaço. A Sociedade Brasileira de Pediatria estima que a alergia é mais comum em crianças, atingindo cerca de 6% em menores de três anos. Já em adultos, a incidência de alergia alimentar é em 3,5%.
Como tratar a intolerância alimentar?
O primeiro passo é descobrir se você realmente possui intolerância alimentar. Um médico gastroenterologista encaminhará o paciente para a realização de teste respiratório ou biópsia da mucosa duodenal.
O tratamento pode ser feito de forma simples, evitando o consumo do alimento que causa os sintomas da intolerância alimentar. Além deste tratamento, é possível tomar enzimas digestivas que evitam o aparecimento dos sintomas.
Aqui no FEMME, nós fazemos o teste de intolerância e alergia alimentar. Procure um médico para saber mais e agende seus exames no nosso site.