Quais são os tipos de alto risco de HPV?

O HPV é a infecção sexualmente transmissível mais comum no mundo. Estima-se que cerca de 80% das mulheres sexualmente ativas terão pelo menos um tipo de HPV em algum momento da vida. Ele é um vírus silencioso e geralmente não causa nenhum sintoma, podendo ser detectado através de exames de rotina como o papanicolaou e a captura híbrida de HPV, que são importantes para fazer o controle.

Tipos de HPV

Existem mais de 100 tipos de HPV e a maioria deles não representa grandes riscos para a saúde, mas alguns são os principais causadores de doenças.

Alto risco16, 18, 45 e 48
Risco intermediário31, 33, 35, 39, 51 e 52
Baixo risco6, 11, 41, 42, 43 e 44

Os tipos 16 e 18 são os de maior risco para o desenvolvimento de cânceres como colo de útero, vulva, vagina, ânus e orofaringe. Por ser um vírus altamente transmissível, nem sempre pode ser evitado apenas com uso de preservativo. Por isso, o mais indicado é fazer a vacinação (de preferência antes do início da vida sexual).

Quais são os tipos de vacina contra o HPV?

Existem dois tipos principais de vacinas contra o HPV:

VacinaProtege contra os tipos
Quadrivalente6, 11, 16 e 18
Nonavalente6, 11, 16, 18, 31, 33, 45, 52 e 58

A indicação da vacina é para qualquer pessoa a partir dos 9 anos de idade, principalmente para adolescentes, mulheres, pacientes oncológicos em uso de quimioterapia ou radioterapia e pessoas que vivem com HIV/Aids.

Estou com HPV, e agora?

Respire fundo e não se preocupe: procure seu médico para se orientar. O HPV não tem tratamento, mas muitas vezes desaparece sozinho do seu corpo. Porém, é importante sempre fazer os seus exames de rotina, especialmente o papanicolaou, que te ajudará a se manter prevenida do câncer de colo do útero.

Mesmo que você tenha algum tipo de HPV, a vacina continua sendo indicada, pois te protegerá de outros tipos. Se possível, prefira a nonavalente, que te manterá ainda mais segura.
Aqui no FEMME, nós realizamos a vacinação de toda a sua família nas unidades Osasco, Morumbi e Tatuapé e também através da vacinação domiciliar no conforto do seu lar. Clique aqui para saber mais e conte com a gente. Se vacinar é uma escolha inteligente para sua saúde!