A Síndrome da Tensão Pré-Menstrual – famosa TPM – reúne diversos sintomas causados por alterações hormonais que antecedem a menstruação, e costumam durar entre 5 e 10 dias antes desse período, desaparecendo logo no primeiro dia do ciclo. Agora, você sabia que a TPM está classificada em cinco tipos? Acompanhe a seguir e descubra em qual deles você se encaixa!
TIPO A
Está relacionado à ansiedade causada pela queda do hormônio estrogênio, que ajuda a aumentar o nível do estresse, e pela maior liberação de adrenalina e cortisol, dupla que contribui para o estresse. Os principais sintomas são: ansiedade, tensão, insônia, irritabilidade e alterações no humor.
TIPO C
Esse tipo de TPM está vinculado principalmente à compulsão alimentar por doces ou salgados, somada a eventuais dores de cabeça.
TIPO D
Está atrelado a sintomas depressivos, como raiva sem razão, sentimentos perturbadores, pouca concentração, lapsos de memória, baixa autoestima e sentimentos violentos.
TIPO H
O tipo H se relaciona à palavra “hidratação”. Ou seja, ele está diretamente ligado à retenção de líquidos e suas consequências, como ganho de peso, sensibilidade e inchaço das mamas e inchaço abdominal e nas extremidades do corpo, como mãos e pés.
TIPO O
Alteração nos hábitos intestinais, aumento da frequência urinária, fogachos ou sudorese fria, dores generalizadas incluindo cólicas, náuseas, acnes, reações alérgicas e infecções do trato respiratório. O tipo O encerra a classificação de variedades de TPM.
Referência:
https://www.hospitalsaocamilosp.org.br/sua-saude-agradece/tudo-o-que-você-queria-saber-sobre-a-tpm
0 comments on “Os diferentes tipos de TPM”Add yours →