O verão está chegando e com ele, a preocupação com a saúde vem à tona, trazendo uma série de dúvidas de como nosso corpo pode reagir às altas temperaturas. A pele é, sem dúvida, a região mais afetada pelo excesso de exposição ao sol ou pelas micoses, infecções causadas por fungos devido a condições de calor e umidade propícias ao seu desenvolvimento.
Conheça seus principais tipos e sintomas:
Pitiríase versicolor: apresenta-se como manchas brancas, descamativas, que podem estar agrupadas ou isoladas. Costuma surgir na parte superior dos braços, no tronco, no pescoço e no rosto, e pode também se apresentar como manchas escuras ou avermelhadas.
Tinea (Tinha): manifesta-se como manchas vermelhas de superfície escamosa, que crescem de dentro para fora com bordas bem delimitadas, apresentando pequenas bolhas e crostas. O principal sintoma é a coceira.
Candidíase: pode se manifestar sob diversas formas. Como placas esbranquiçadas na mucosa oral, comum em recém-nascidos (“sapinho”); lesões fissuradas no canto da boca (queilite angular), mais comum em idosos; placas vermelhas e fissuras localizadas nas dobras naturais (inframamária, axilar e inguinal), ou pode envolver as regiões genitais feminina (vaginite) e masculina (balanite), provocando coceira, manchas vermelhas e secreção vaginal esbranquiçada.
Onicomicoses: Nesse tipo de micose, normalmente a unha se descola do leito e se torna mais espessa. Pode também haver mudança na coloração e na forma.
O tratamento de micoses pode ser feito com medicamentos antifúngicos tópicos ou orais. Porém, pequenos hábitos higiênicos no dia a dia podem ajudar bastante em sua prevenção. Anote nossas dicas!
- Secar-se bem após o banho, principalmente nas dobras, como as axilas, as virilhas e os dedos dos pés.
- Não ficar com roupas molhadas por muito tempo.
- Usar material próprio ao ir à manicure.
- Não compartilhar toalhas, roupas, escovas de cabelo ou bonés.
- Evitar o contato prolongado com água e sabão.
- Não andar descalço em locais úmidos como vestiários, saunas e lava-pés de piscinas.
Na suspeita de micose, não esqueça de procurar um profissional especializado. Os médicos dermatologistas possuem treinamento especializado para diagnosticar e tratar a doença.
Referências:
http://www.blog.saude.gov.br/index.php/34981-saude-da-mulher-verao-exige-cuidados-especiais
https://www.sbd.org.br/dermatologia/pele/doencas-e-problemas/micose/14/
0 comments on “Micose: Cuidados com a saúde neste verão”Add yours →