A apresentadora Eliana está internada há cerca de 20 dias. Ela, que já havia surpreendido seu público ao anunciar uma gravidez aos 43 anos, deixou seus espectadores tristes ao revelar que precisaria se afastar do programa de TV, sendo substituída por Patricia Abravanel.
Na 21ª semana de gestação, para proteger a filha Manuela, Eliana decidiu se licenciar, após descobrir que teve um descolamento de placenta, uma condição conhecida também como descolamento do saco gestacional no início da gravidez, que é mais comum em gestantes com mais de 35 anos.
Eliana escreveu um depoimento emocionado em seu perfil no Instagram: “Estou há 20 dias internada, mas hoje será diferente pra mim…Quase 30 anos de carreira e nunca parei com minhas atividades. Que desafio imenso este de agora. Não é como nas férias quando deixo meus programas gravados com antecedência, trabalho em dobro pra descansar depois. Ou na licença-maternidade, que a gente se afasta algum tempo, mas tem a vida imensamente preenchida de mil tarefas e um amor que invade cada célula. Nada foi planejado. Foi a vida dizendo “Para e escolhe o que é mais importante pra vc AGORA “. Eu escolhi cuidar de uma vida. Logo estarei de volta para minha trajetória profissional que começou aos 14 anos de idade, mas agora cada minuto das 24 horas do meu dia são dedicados para a Manu que ainda está na minha barriga e ao Arthur. Em breve, se Deus quiser, estarei novamente com a família SBT. Porém este é o momento de valorizar cada semana de desenvolvimento da minha filha, de esperar com fé que tudo corra bem, de viver o tempo em seu tempo.Um aprendizado árduo, mas valioso. A vida é aprender.”
Foi a vida dizendo “Para e escolhe o que é mais importante pra você AGORA”
COMO DIAGNOSTICAR E TRATAR O DESCOLAMENTO DE PLACENTA?
Para saber mais sobre o problema, conversamos com a Dra. Viviane Lopes, coordenadora da área de Ultrassonografia do Femme – Laboratório da Mulher.
Doutora, quais exames diagnosticam o problema?
USG Obstétrica ou USG Obstétrica com Doppler e pode ser feito um complemento com US transvaginal
Quais os riscos para a gestante e o bebê?
Os riscos dependem do tamanho do descolamento. Se for pequeno, os riscos são pequenos e podem causar um pouco de cólicas/contração leve na mãe e sangramento vaginal de pouco monta. Se o descolamento for grande os riscos são maiores podendo haver sofrimento fetal, necessitando a antecipação do parto (se for possível); e até o óbito fetal, nos casos muito graves. Para a mãe, no casos graves, há risco de hemorragia, coagulação intravascular disseminada e e até o óbito materno.
Qual o tratamento?
Nos casos leves somente repouso e monitoramento. Nos casos mais graves o parto imediato e medidas de suporte à mãe (transfusão de sangue, internação em UTI e até a retirada do útero) e ao feto (internação em UTI neonatal).
Gestante ou não, não deixe de passar pelo médico e realizar os exames pedidos por ele. Pré-agende suas ultrassonografias no Femme – Laboratório da Mulher, através do nosso site, telefone (11 3050-9043) e aplicativo para Android e iOS.
0 comments on “Descolamento de Placenta: Saiba Mais sobre o problema que afastou Eliana de seu programa no SBT”Add yours →