O coletor menstrual, também conhecido como copinho coletor, está ficando cada vez mais popular entre as mulheres que vem buscando por produtos que facilitem o seu dia a dia.
Seu desenvolvimento foi baseado com intuito de ser mais seguro, higiênico e prático. Além disso, o coletor menstrual é um grande aliado do meio ambiente, pois chega a durar até dez anos, reduzindo a produção de plástico, garantindo assim, um futuro melhor, quando pensamos em condições ambientais.
Como o produto é relativamente novo, muitas pessoas ainda não confiam em sua eficácia e segurança, questionando sobre alguns possíveis efeitos colaterais. Contudo, os médicos e fabricantes afirmam que o coletor menstrual é seguro para a saúde feminina.
O copinho coletor é feito de silicone medicinal, material flexível e hipoalergênico, ou seja, é atóxico. E, diferente dos absorventes comuns, que são feitos de algodão e plástico, o copinho não prolifera bactérias, tendo baixo risco de infecções e doenças quando utilizado de forma correta.
Algumas mulheres são intolerantes ao algodão, por isso, o coletor também é uma boa opção para quem tem alergia aos absorventes, que são feitos com esse componente.
Algumas características do produto:
- É feito de silicone, material maleável, fácil de dobrar e hipoalergênico;
- Possui diferentes medidas. Normalmente, as marcas oferecem duas opções de tamanho, que variam entre 40 mm e 46 mm de diâmetro e 7 mm e 8 mm de comprimento;
- Possui boa durabilidade;
- Pode ser usado por até 12 horas, incluindo a noite e durante a prática de exercícios físicos.
Importante: 12 horas é o tempo máximo que se deve usar o coletor menstrual. Recomenda-se retirá-lo e higienizá-lo, pelo menos, duas ou três vezes por dia.
O uso do coletor menstrual não compromete o fluxo. A função do copinho coletor é apenas coletar o sangue da menstruação, que irá descer normalmente. Ele também pode ser usado durante todo o ciclo menstrual, independente da intensidade.
Para higienizar o produto, deve-se lavá-lo em água corrente com sabão neutro. Após o ciclo, é necessário também fervê-lo. Para guardar, utilize uma sacolinha de tecido sintético, que geralmente, vem com o produto. Não é recomendando guardar em saco plástico, pois neste material não há circulação de ar, o que pode ocasionar a proliferação de bactérias.