Cuidar bem da saúde é essencial para uma vida mais duradoura e saudável. Para isso, é necessário fazer um acompanhamento médico para prevenção de doenças ou para que se possa diagnosticá-las ainda no início. Essa atenção é ainda mais importante para os idosos. Por isso, os cuidados na terceira idade precisam ser intensificados.
A expectativa de vida dos brasileiros pulou de 62 para 73 anos. E, segundo dados do IBGE, Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, há uma previsão de que a população idosa será de, mais ou menos, 18% em 2030.
Para manter o cuidado com a saúde na terceira idade, a prevenção é fundamental. Alguns exames rotineiros são ainda mais importantes nessa fase da vida:
- Exames de sangue
No hemograma, é possível detectar doenças autoimunes, anemias, infecções e inclusive, alguns tipos de câncer. Além disso, através do exame de sangue é possível verificar a taxa de glicose, que é a quantidade de açúcar no sangue para diagnosticar a diabetes.
- Exame de mama
O exame de mama deve ser realizado pelas mulheres depois dos 35 anos, ao menos uma vez por ano.
- Eletrocardiograma
O eletrocardiograma serve para detectar problemas como: insuficiência cardíaca, arritmia, pericardite, entre outras. O desempenho do coração diminui após os 40 anos, por isso, esse exame deve ser mais constante em idosos.
- Densitometria óssea
O exame de densitometria óssea mede a densidade da massa óssea através de aparelho de raio-X. Com ele, pode-se observar o avanço da osteoporose, além de diagnosticar o grau do problema. Por conta das mudanças hormonais, as mulheres devem se submeter a esse exame a partir dos 45 anos. Já os homens, aos 65 anos.
Importante: cada paciente tem histórico e perfil diferentes, mas, recomenda-se que os idosos façam checkup pelo menos uma vez ao ano.
Está precisando de um checkup geral? O FEMME é um laboratório pioneiro em Medicina Diagnóstica, com destaque para a prevenção do Câncer Ginecológico e Medicina Fetal.