A saúde mental afeta o ciclo menstrual?

Questões de saúde mental como estresse e ansiedade podem ter muitos efeitos no corpo da mulher. Alguns deles são ganho de peso, insônia, diminuição da fertilidade, problemas no coração, falta de libido, perda de cabelo e menstruação desregulada. 

Segundo a psiquiatra Christiane Ribeiro, especialista em saúde mental da mulher e doutoranda em Medicina Molecular pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), “em comparação com os homens, as mulheres têm duas a três vezes mais chances de desenvolver um transtorno depressivo e ansioso quando estão em idade reprodutiva”. Essas mudanças de humor são causadas exatamente pela maior oscilação hormonal, mas as jornadas triplas de trabalho também são fatores que aumentam a ocorrência de questões de saúde mental nas mulheres.

Quais são os efeitos do estresse na menstruação?

As emoções são gerenciadas pelo mesmo local do cérebro que controla os hormônios do ciclo menstrual. Ou seja, quando as mulheres estão passando por maiores períodos de estresse, a menstruação pode facilmente ser afetada.

Essas são algumas das mudanças que podem acontecer:

Mudanças no ciclo

Nem todas as mulheres menstruam a cada 28 dias, mas é comum que haja um padrão no número de dias, podendo menstruar a cada 23 ou a cada 35, por exemplo. Se os seus ciclos aumentaram, diminuíram ou estão inconstantes há algum tempo, pode ser sinal de estresse. Também pode haver mudança no número de dias que a mulher fica menstruada.

Mudanças na menstruação

A menstruação em si também pode sofrer alterações como a mudança na intensidade do fluxo, na coloração e no odor do sangue menstrual.
Cuidar de você e realizar os exames de check-up é essencial para melhorar a sua saúde mental e manter o ciclo menstrual regulado. Aqui no FEMME, você pode fazer seus exames com tranquilidade e muito acolhimento. Clique aqui e saiba mais.