5 Dicas para melhorar a vida sexual após a menopausa

A menopausa, que ocorre quando as mulheres param de menstruar por um ano, é um processo natural que todas passarão em alguma fase da sua vida. Porém, muitas vezes é considerado um assunto tabu, o que gera dúvidas e angústias sobre alguns dos sintomas que a menopausa causa.

Uma pesquisa feita pela Essity em 2022 sobre Menopausa e suas Etapas mostrou que 52% das mulheres não gostam de falar sobre o tema e 41% acreditam que a menopausa reduz o interesse sexual. Afinal, é possível ter uma vida sexual normal após a menopausa?

Um dos principais sintomas da menopausa é a secura vaginal, que diminui a lubrificação natural da vagina, podendo causar desconforto na hora da relação sexual, além das alterações de humor, que também podem afetar a libido. Porém, algumas dicas podem te ajudar a se redescobrir sozinha e também com a pessoa com quem você se relaciona.

Dicas para melhorar a vida sexual e a libido

1) Use muito lubrificante

Hoje, existem diversos lubrificantes íntimos disponíveis em farmácias que vão te ajudar a tornar seus momentos íntimos mais prazerosos. Prefira aqueles que são à base de água, por serem hipoalergênicos e muito parecidos com a lubrificação natural.

2) Tenha um diálogo aberto com seu parceiro ou parceira

A pesquisa feita pela Essity apontou que 44% das mulheres não gostam de falar sobre a menopausa com a pessoa com quem se relacionam. A falta de comunicação pode te deixar mais tensa no momento da relação sexual, o que diminui a libido. Procure conversar abertamente sobre suas inseguranças e expor mais os seus desejos, a comunicação muitas vezes é a chave para uma vida sexual mais saudável.

3) Explore o seu corpo

Fazer isso te deixará mais à vontade com o seu corpo e pode te ajudar a descobrir novas zonas erógenas que você não explorava antes da menopausa. 

4) Pratique exercícios físicos

Além de ser importante para manter a saúde dos seus ossos após a menopausa, a prática frequente de exercícios físicos aumenta os níveis de desejo sexual e a lubrificação natural, segundo estudo do Journal of Sexual Medicine.

5) Faça sempre os seus exames de check-up
A saúde física é essencial para manter a libido em dia e através dos exames de check-up você pode prevenir doenças ou tratar problemas em estágios iniciais. Não deixe de realizar seus exames de check-up e conte com o FEMME para cuidar da sua saúde com muito acolhimento nessa e em todas as fase da sua vida.