Para as mulheres que não tem certeza de quantos dias duram seus próprios ciclos e, consequentemente, de quando estão em período fértil, há um cálculo fácil de ser realizado: primeiro, registra-se o início e o fim por seis meses em dias corridos e, depois, tira-se uma média mensal, dividindo por 6.
O período fértil é fundamental às mulheres que desejam engravidar e até mesmo às que acham que ainda não é hora. O ciclo menstrual causa uma série de mudanças ao longo de sua duração. Durante o período fértil e a ovulação não é diferente: a mulher pode sentir alguns sintomas. Entre eles estão:
Leve dor no baixo vente: uma dorzinha que provoca leves pontadas no baixo ventre, embora nem toda mulher perceba isso. Não chega a ser uma dor forte, é apenas um incômodo.
Secreção: durante o período fértil, é comum a mulher perceber um aumento da secreção vaginal, que fica semelhante a uma clara de ovo e é um pouco elástica, sem odor forte.
Libido aumentada: é na fase de ovulação que o desejo feminino aumenta. Afinal, o organismo está pronto para fecundar, e isso se dá por meio de uma relação sexual.
Aumento da temperatura corporal: no período fértil também é normal a temperatura da mulher aumentar. Isso pode ajudar aquelas que estão tentando engravidar a identificar os dias mais férteis, mas é necessário contar com a ajuda de um termômetro.
Irritação e instabilidade emocional: algumas mulheres tendem a ficar com o humor instável e isso pode indicar sintomas do período fértil.
Se você tem a intenção de engravidar ou não, é importante contar com a ajuda do seu médico para acompanhar sua saúde. Não deixe de consultá-lo regularmente. Conte com o Femme para realizar os seus exames!
Fonte:
https://www.tuasaude.com/periodo-fertil/
0 comments on “Período fértil: como identificar e quais os sintomas?”Add yours →