Com a chegada da menopausa acontecem muitas mudanças físicas e emocionais nas mulheres. Um dos sintomas mais indesejados, sem dúvida, é o envelhecimento da pele. Devido à diminuição dos hormônios femininos e do colágeno, o aparecimento de rugas e manchas se acelera. Além disso, como a elasticidade e a produção de óleos naturais ficam reduzidas, imperfeições relacionadas à flacidez e ao excesso de secura também aparecem.
Confira dicas que podem te ajudar a prevenir esse envelhecimento:
Proteja a sua pele do sol
Embora a proteção solar seja importante em qualquer idade, durante a menopausa é essencial reforçar os cuidados. Como os tecidos são mais fracos, a exposição direta ao sol não é conveniente sem primeiro usar um filtro solar de boa qualidade.
Aumente o consumo de água
Os sinais de desidratação são mais evidentes durante a menopausa, devido à redução de óleos produzidos por alterações hormonais. Assim, para evitar que a pele fique seca ou áspera é fundamental consumir cerca de dois litros de água por dia.
Procure adotar uma dieta saudável
Para que deficiências nutricionais não afetem a beleza da pele, o melhor é optar por uma dieta saudável e equilibrada, que contém todos os grupos de nutrientes.
Há muita coisa que pode ser feita! Não esqueça, nunca, que a sua saúde deve ser a sua maior prioridade.