O que é a Doença Falciforme e quais exames identificam?

A Doença Falciforme é um problema genético e hereditário que muda a forma dos glóbulos vermelhos e os deixa mais rígidos. Cerca de três mil brasileiros nascem com a doença todo ano e, no mundo, o número é cerca de 350 mil

A mudança dos glóbulos vermelhos para um formato de foice acontece, geralmente, em situações de esforço físico, estresse, frio, desidratações, infecções, entre outros, causando má circulação no corpo. 

Principais sintomas da Doença Falciforme

Por causa da forma irregular, o oxigênio do corpo pode não chegar da forma correta ao cérebro, pulmões, rins e outros órgãos, deixando o paciente mais suscetível a ter anemia, acidente vascular cerebral (AVC), feridas na pele, infecções, entre outros. Esses são os principais sintomas da doença: 

– Dores nos ossos das costas, peito, barriga, braços e pernas

– Febre

– Náusea

– Desidratação

– Cansaço ou fraqueza

– Sangue na urina

Quais são os principais exames que identificam a doença?

Teste do Pezinho

O Ministério da Saúde incluiu o diagnóstico da doença em 2001 no Programa Nacional de Triagem Neonatal (PNTN) e ela é identificada através do famoso Teste do Pezinho, exame feito a partir do sangue coletado do calcanhar do bebê recém-nascido (entre o 3º e 5º dia de vida).

Eletroforese de Hemoglobinas

Crianças, adolescentes e adultos podem descobrir o diagnóstico através do exame de Eletroforese de Hemoglobinas, que é feito de forma simples através da coleta de sangue. O exame identifica, além da Doença Falciforme, doenças da hemoglobina C, tipos de talassemia, entre outros. 
Aqui no FEMME, realizamos esse exame com o cuidado que você merece em nossas unidades e também na coleta domiciliar. Faça seu agendamento e conte com a gente.