Menstruação atrasada: O que pode ser?

É comum que quando a menstruação atrasa alguns dias logo desconfiemos que possa ser uma gravidez, mas nem sempre esse é o caso. Questões físicas e psicológicas podem abalar nosso organismo e causar alterações no seu funcionamento. Se você está alguns dias atrasada e já fez um teste de gravidez negativo, saiba o que mais pode estar causando esse atraso.

A menstruação deve vir sempre em 28 dias?

Primeiramente, é importante saber que nem toda mulher terá um ciclo de 28 dias, embora essa seja a duração média. É comum que os ciclos variem de 21 a 35 dias e ainda possam ser considerados regulares. A duração do período menstrual também pode variar, podendo durar de 3 a 10 dias. 

Se o seu ciclo está muito desregulado ou não segue um certo padrão, alguns outros fatores podem estar influenciando o seu corpo. 

O que pode atrasar a menstruação? 

1) Estresse e alterações de humor

O estresse pode afetar a produção de hormônios reprodutivos e causar diversas alterações no ciclo menstrual, como atraso, pausa indefinida na menstruação, intensificação de cólicas menstruais, agravação dos sintomas da TPM e até mesmo diminuição da fertilidade. Procure cuidar bem da sua saúde mental e buscar ajuda profissional se necessário.

2) Alteração no peso

Mudanças significativas e bruscas no peso corporal, tanto para mais quanto para menos, podem atrasar a menstruação. 

3) Mudanças na rotina

Assim como o intestino, o sistema reprodutor também pode sentir o impacto de mudanças no dia a dia, como viagens, horário de trabalho e outras alterações. 

4) Problemas de saúde

Algumas questões como distúrbios da tireoide, síndrome dos ovários policísticos (SOP) e outras questões hormonais podem afetar o ciclo menstrual. 

5) Menopausa

Durante a transição para a menopausa, é comum que haja mudanças na duração, frequência e intensidade do fluxo. 

6) Gravidez

Essa é uma causa muito comum do atraso na menstruação das mulheres. Portanto, se tiver alguns dias atrasadas, realize um teste para confirmar se você está grávida ou não. 

O que fazer em caso de atraso?

Se o seu teste de gravidez der negativo, é importante consultar um médico para investigar possíveis causas do atraso, especialmente se ele acontecer frequentemente. Uma mudança de hábitos também pode ajudar a regular a menstruação, como ter uma alimentação balanceada, praticar exercícios físicos, fazer meditação e realizar seus exames de rotina frequentemente. Aqui no FEMME, te ajudamos a cuidar da sua saúde com muito carinho e acolhimento. Conheça nossas unidades e faça seu agendamento.

0 comments on “Menstruação atrasada: O que pode ser?Add yours →

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *