Importância da vacinação em mulheres

O Brasil é um país referência em vacinação e possui um dos maiores programas de imunização do planeta. O Programa Nacional de Imunizações (PNI) disponibiliza cerca de 20 tipos de vacinas gratuitamente para toda a população. Segundo o SI-PNI, mais de 90% das crianças brasileiras recebem todas as vacinas recomendadas pelo calendário nacional. 

Mas e quando falamos sobre a nossa própria vacinação? Se vacinar é essencial para sua saúde e a saúde de quem você ama, pois diminui a chance de transmissão de doenças. Continue lendo para saber quais vacinas você deve tomar. 

Quais são as principais vacinas para mulheres? 

Algumas vacinas podem ser essenciais para prevenir diversas doenças em mulheres, especialmente as do sistema reprodutivo, como o HPV e a rubéola. Hoje, mais de 80% das mulheres estão recebendo as vacinas recomendadas no Brasil, mas esse número pode sempre aumentar. Essas são as principais vacinas do calendário feminino:

HPV: A vacina contra o HPV é uma das mais importantes para mulheres, pois protege da IST mais comum na população e ajuda a prevenir o câncer de colo do útero, chegando em até 90% de proteção. Qualquer mulher pode receber a vacina contra o HPV, mesmo se já tiver iniciado a vida sexual. 

Dupla adulto (dT): É necessário tomar uma dose a cada 10 anos para se proteger contra difteria e tétano.

Tríplice viral: A vacina protege contra sarampo, rubéola e caxumba. Mulheres de até 29 anos devem tomar duas doses e mulheres de 30 a 49 anos podem tomar apenas uma.

Hepatite B: Protege contra uma doença infecciosa e sexualmente transmissível e ajuda a prevenir a cirrose hepática e o câncer de fígado.

Influenza (gripe): Deve ser tomada anualmente por meninas e mulheres a partir dos 9 anos de idade.

Como tomar as vacinas?
Aqui no FEMME, nós fazemos a vacinação em você e em toda a sua família através do atendimento domiciliar. Ou seja, você pode cuidar da sua saúde sem precisar sair de casa, com toda a qualidade e acolhimento do FEMME. Clique aqui para saber mais sobre as vacinas disponíveis e fazer seu agendamento.