A importância do exame papanicolaou

Você sabia que o exame Papanicolaou é um dos mais importantes nos exames de check-up da mulher? Ele é capaz de detectar lesões pré-cancerígenas no colo do útero causadas pelo HPV, o que permite o diagnóstico precoce e o tratamento eficaz antes que a doença progrida para um estágio mais avançado. 

O que é o exame Papanicolaou?

O exame Papanicolaou é feito por um médico ginecologista que visualiza o colo do útero e coleta células que serão analisadas no laboratório para verificar alterações ou anomalias. Esse é um procedimento rápido e simples, que pode ser realizado no consultório médico ou no laboratório.

Quem precisa fazer o exame Papanicolaou?

Este exame deve ser feito por todas as mulheres que já tiveram ou têm uma vida sexual ativa, especialmente as que têm entre 25 e 59 anos. A recomendação inicial é que o exame seja realizado uma vez ao ano e, após dois exames seguidos apresentando resultado normal, o preventivo poderá ser realizado a cada três anos. 

Mulheres com histórico familiar de câncer de colo do útero ou outros fatores de risco podem precisar fazer o exame com mais frequência. Consulta seu ginecologista para saber mais.

Qual é o papel do exame Papanicolaou na prevenção do câncer de colo do útero?

O exame Papanicolaou é capaz de detectar precocemente as células anormais no colo do útero que podem levar ao câncer, inclusive o HPV. Este é um dos cânceres mais comuns em mulheres em todo o mundo, mas é altamente tratável se for detectado precocemente.

Ao fazer o exame de Papanicolaou regularmente, é possível detectar precocemente lesões causadas pelo HPV ou outras anormalidades cervicais antes que se tornem câncer. Isso aumenta as chances de um tratamento bem-sucedido e pode até mesmo prevenir a necessidade de tratamento mais invasivo no futuro. Por isso, é importante seguir as orientações médicas e realizar seus exames de check-up frequentemente.

Aqui no FEMME, você pode realizar o seu exame papanicolaou com toda a qualidade e acolhimento que você merece. Clique aqui para saber mais sobre a prevenção do câncer do colo do útero e agende seus exames na unidade FEMME mais próxima de você.

0 comments on “A importância do exame papanicolaouAdd yours →

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *