Nós sabemos que passar pelo tratamento do câncer de mama pode ser difícil e desafiador para as mulheres e é comum que, nesse momento, surjam dúvidas sobre seu bem-estar, as mudanças no corpo e na rotina, efeitos dos medicamentos, entre outros.
O importante durante o tratamento é cuidar da sua saúde e olhar com carinho para si mesma, procurando maneiras de se distrair e elevar sua autoestima.
Dicas de bem-estar durante o tratamento do câncer de mama
Faça exercícios de respiração nos momentos de estresse
A respiração tranquila e profunda é uma das técnicas que podem ser utilizadas para acalmar sua mente e pode ser feita a qualquer momento: durante a quimioterapia, em casa, antes de dormir ou quando preferir.
Inspire lentamente pelas narinas, abrindo o peito ao máximo e exale o ar pela boca até esvaziar completamente o pulmão. Depois, repita o processo.
Encontre uma atividade física que você gosta
Além de todos os benefícios físicos, a prática regular dos exercícios afeta diretamente o seu bem-estar, reduzindo o estresse. Converse com o médico oncologista para saber quais são as atividades recomendadas para você.
Tenha boas noites de sono
O tratamento com quimioterapia pode afetar a qualidade do seu sono, mas algumas dicas vão te ajudar a conseguir descansar melhor à noite:
- Durma em um ambiente sem luzes, tranquilo e arejado
- Evite comer alimentos pesados à noite
- Tome um chá sem cafeína para ajudar o corpo a relaxar
- Ao deitar na cama, não utilize aparelhos com tela como celulares ou televisões
- Faça o exercício de respiração antes de dormir
Cuide da sua autoestima
Não existe uma fórmula exata para cuidar da autoestima durante a quimioterapia, algumas mulheres gostam de explorar diversos looks, usar faixas, lençoes, turbantes ou chapéus, passar maquiagem, usar acessórios… O importante é cuidar da sua autoestima e fazer o que te deixa bem.
Tire um tempinho para o autocuidado: Tomar um banho quentinho à luz de velas, passar creme no corpo, cuidar das suas unhas e curtir o que te faz feliz.
Explore sua sexualidade
A quimioterapia pode afetar a vida sexual e reprodutiva das mulheres, suspendendo temporariamente a menstruação e causando a perda da libido. Mas lembre-se: você ainda é uma mulher adulta que pode explorar a sua sexualidade como desejar. Use e abuse de lubrificantes íntimos, conte com o auxílio de brinquedos sexuais e, se tiver um parceiro ou parceira, converse sobre o assunto e exponha seus sentimentos e vontades.
Procure uma equipe multidisciplinar
Muitos profissionais podem te ajudar a cuidar da sua saúde física e mental nesse período. Se você puder, conte com ajuda de psicólogo, nutricionista, fisioterapeuta e outros profissionais.
Converse com sua rede de apoio
Lembre-se que você não está sozinha nessa: Convide as pessoas que você ama para conversar, tomar um café, ir com você para as sessões de quimioterapia, jantar, dançar ou apenas não fazer nada um do lado do outro. Isso vai te ajudar a se sentir amada e acolhida nesse momento.
Nós do FEMME somos movidos por nosso Amor por ela e oferecer o acolhimento que você precisa nesse momento é um prazer para nós. Conte com nossa equipe para te receber de braços abertos em nossas unidades para que você possa fazer seus exames e cuidar da sua saúde com tranquilidade.