Em entrevista recente ao talk show do apresentador Jimmy Fallon, a atriz Demi Moore, conhecida por “Ghost – Do Outro Lado da Vida” e “As Panteras – Detonando”, revelou que o stress a levou a perder dentes da frente da boca.
“Adoraria dizer que foi andando de skate ou algo assim bacana, mas de todo modo acho importante compartilhar a causa, que, depois do coração é um dos principais assassinos dos EUA: o estresse.”
Símbolo sexual em filmes como “Striptease”, a estrela de 54 anos, que já foi casada com Bruce Willis e Ashton Kutcher, disse que a situação a deixou mais “humana” e “vulnerável” e que suas filhas se divertiram com seu novo ‘look’.
Mas será que isso é comum? Será que outros problemas de saúde, que aparentemente não têm relação alguma, são provocados pelo estresse?
Em busca destas respostas, a gente procurou o Dr. Roberto Cardoso especialista em Medicina Fetal e coordenador do Núcleo do Propósito no Femme – Laboratório da Mulher.
Doutor, existem outros problemas pouco conhecidos que podem ser ocasionados pelo stress?
Sim. Poderíamos dizer que mesmo que um problema de saúde não seja causado pelo estresse, qualquer problema pode ser agravado pelo estresse. Podemos ter inclusive, redução da libido, impotência sexual e até aumento de peso.
E o que seria o coping, como ele pode auxiliar quem sofre com o estresse?
O coping é aquilo que você faz conscientemente para administrar o estresse, quando você se percebe estressado. Se você está estressado e dorme demais ou bebe demais, sem nenhuma consciência, isso é uma reação inadequada ao stress. Mas se você se percebe estressado e, conscientemente, vai fazer uma atividade que você já sabe que reduz o nível de estresse [isto é o coping]. Outra face do coping seria, após reduzir o nível de ansiedade, buscar a resolução do problema que ocasionou o estresse. Muitos chamam esta segunda etapa de “enfrentamento”, mas eu prefiro chamar de resolução consciente e equilibrada.
Resultados de exames laboratoriais podem apresentar sinais de que a pessoa sofre com estresse?
Sim. Principalmente as substâncias que se relacionam com o estresse crônico (o que causa doença), como por exemplo os níveis de cortisol durante o dia.
Portanto, previna-se. Não deixe de passar pelo médico e realizar os exames pedidos por ele. Faça seu pré-agendamento no Femme – Laboratório da Mulher, através do nosso site, telefone (11 3050-9043) e aplicativo para Android e iOS.
Os médicos ainda não levam à sério às queixas levantadas pelos pacientes qdo em consulta. As respostas que recebemos: “isso não é nada” ou “isso não é minha especialidade”. Descaso total com o paciente, que não sabe a quem recorrer, e fica passando de médico em médico, tomando ou trocando de medicação…. Precisamos de mais atenção….