Desde que foi criado, o anticoncepcional ajuda muitas mulheres a terem mais autonomia e se prevenirem de uma gravidez indesejada. Muitas vezes, ele é indicado para o tratamento de doenças ginecológicas, como a SOP (Síndrome dos Ovários Policísticos) e a endometriose, mas será que esse é o meio mais efetivo de tratar essas doenças?
Riscos da pílula anticoncepcional
A pílula contém uma mistura de estrogênio e progesterona que inibe a ovulação e impede a liberação do óvulo e os efeitos já podem começar a ser sentidos no primeiro dia. Seu principal benefício é a eficácia de 98% contra a gravidez, mas ela também ajuda a reduzir cólicas e TPM, além de diminuir o fluxo menstrual e regular a menstruação.
Porém, o uso contínuo da pílula anticoncepcional também pode aumentar as chances da mulher desenvolver problemas cardiovasculares, trombose e até mesmo o câncer de mama.
O uso do anticoncepcional é necessário no tratamento de doenças ginecológicas?
Muitas mulheres fazem o tratamento de doenças como SOP e endometriose com a pílula anticoncepcional, de acordo com orientação médica, mas ela não é necessária em todos os casos. No caso da SOP, ela costuma ser indicada para amenizar sintomas como alterações menstruais, porém, através de uma mudança no estilo de vida, como se alimentar bem e fazer atividades físicas constantemente, a mulher pode reverter muitos sintomas. Outros tratamentos como uso de anéis vaginais, implantes cutâneos, indutores de ovulação e medicamentos também podem auxiliar no tratamento.
No caso da endometriose, uma doença crônica inflamatória que causa dores intensas nas mulheres, uma mudança nos hábitos também pode ser muito benéfica para auxiliar o organismo a reduzir a inflamação, como uma dieta rica em frutas, folhas verdes, cúrcuma e ômega-3 e também a prática recorrente de atividades físicas. Outros medicamentos também podem ser utilizados para amenizar as dores.
Consulte o seu médico ginecologista para entender se a pílula anticoncepcional realmente é o melhor tratamento para o seu caso e lembre-se que uma vida mais saudável pode te ajudar a aliviar os sintomas dessas doenças ginecológicas. Realizar sempre seus exames de rotina também é essencial para garantir um tratamento mais eficaz. Procure a unidade FEMME mais próxima de você para cuidar da sua saúde com muito acolhimento.