Saúde ocular da mulher: O que você precisa saber?

A saúde ocular é essencial para o bem-estar e dia a dia das mulheres, que, ao longo da vida, enfrentam desafios e mudanças hormonais que podem impactar a saúde dos olhos. Continue lendo para saber como preservar sua visão e com que frequência você deve visitar um oftalmologista. 

Quais são os problemas oculares mais comuns em cada fase da vida da mulher?

Questões hormonais e o estilo de vida das mulheres em cada fase de sua vida podem afetar diretamente a saúde dos olhos. Esses são os problemas mais comuns:

Adolescência e primeiros anos da fase adulta

Miopia e/ou astigmatismo: É comum que jovens adultas percebam que precisam usar óculos para enxergar melhor de perto ou de longe. Se esse for o seu caso, procure um oftalmologista para garantir sua saúde ocular a longo prazo e evitar o esforço excessivo.

Olhos secos: As alterações hormonais desse período podem causar ressecamento dos olhos.

Gravidez

Mudanças na visão: Algumas mulheres podem ter alteração temporária na visão ou sensibilidade à luz. Essas alterações geralmente acabam após o parto.

Olhos secos: Assim como na adolescência, é possível que as alterações hormonais também causem um ressecamento nos olhos.

Menopausa e pós-menopausa

Alterações na visão: Dificuldade em focar de perto ou alterações na sensibilidade ao contraste e na percepção das cores.

Olhos secos: A menopausa pode levar à diminuição da produção de lágrimas e facilitar o ressecamento dos olhos.

Envelhecimento

Catarata: É uma condição comum em pessoas mais velhas e mulheres costumam ser mais afetadas.

Degeneração macular relacionada à idade (DMRI): A DMRI é uma condição que afeta a parte central da retina (mácula) e pode levar à perda da visão central.

Como preservar a saúde ocular?

1. Faça exames de check-up frequentemente

Para mulheres entre 18 e 40 anos, a recomendação é ir ao oftalmologista a cada 2 anos ou quando sentir necessidade. Já para mulheres mais velhas ou com histórico familiar, é essencial fazer os exames anualmente.

2. Se proteja dos raios UV

A exposição prolongada aos raios ultravioleta do sol pode aumentar o risco de doenças. Saia sempre com um óculos de sol na bolsa, mesmo nos dias nublados.

3. Remova a maquiagem diariamente

Sempre retire toda a maquiagem dos olhos antes de dormir para evitar irritações.

4. Evite passar muito tempo olhando para telas

A exposição prolongada a telas de computador, smartphones e outros dispositivos eletrônicos pode causar fadiga ocular e desconforto. Faça pausas regulares durante o uso desses dispositivos e mantenha uma distância apropriada das telas.

5. Alimente-se bem

Sim, a alimentação também pode afetar a saúde ocular. Procure inserir alimentos como peixes ricos em ômega-3 (salmão, sardinha), frutas cítricas, vegetais verdes folhosos e alimentos ricos em vitamina E (nozes, sementes) na sua dieta.
Converse com seu oftalmologista e siga as redes sociais do FEMME para saber mais dicas de saúde e bem-estar da mulher.