A retenção de líquido é um problema de saúde representado pelo excesso de água no corpo, e muito comum entre as mulheres. Também chamada de “edema”, acontece quando o corpo retém mais líquido do que o necessário. Pode ficar localizada nos membros inferiores ou superiores, entre eles tornozelos, pernas, mãos e barriga.
Além de prevenir, é possível detectar a retenção de líquidos. Para isso, basta observar as mãos, os pés, a barriga, as pernas e as proximidades do tornozelo. Se essas regiões persistirem inchadas por muito tempo, converse com um médico, principalmente se os inchaços ocorrerem fora do período de gravidez e da menstruação.
É importante saber que a retenção de líquido é um problema cujas consequências podem não ser apenas estéticas. Além de causar inchaços e agravar quadros de celulite, ela pode ser fonte de outros desconfortos, como dores no corpo, desconforto intestinal, estresse e severas alterações hormonais.
A seguir, entenda o que pode causar a retenção de líquido.
- Tensão pré-menstrual: nesses dias, o excesso de progesterona pode fazer com que edemas se acumulem nos seios, na barriga e nas coxas, por exemplo. Pelo mesmo motivo, anticoncepcionais com excesso de progesterona também podem agravar o inchaço.
- Sedentarismo: quem leva uma vida sedentária não estimula a circulação como deve, o que pode piorar o quadro de edema.
- Pouca ingestão de líquidos: principalmente água. Quanto menos água você toma, mais seu corpo a retém, como forma de prevenção à desidratação.
- Excesso de sódio: alimentos com sal ou sódio em excesso prejudicam o equilíbrio hídrico do organismo, provocando a retenção hídrica e piorando a pressão arterial.
Se você está percebendo inchaços no corpo, o primeiro passo é visitar um médico para tratar esse problema e descartar qualquer doença mais grave.