Provavelmente você já ouviu falar em pH íntimo ou pH vaginal, mas saberia dizer qual a sua importância? pH é uma sigla para o termo “potencial Hidrogeniônico”, responsável por medir o grau de acidez do corpo humano. Ele é um dos indicadores usados para analisar se o organismo está funcionando adequadamente, inclusive em áreas íntimas. No que diz respeito ao pH vaginal, por exemplo, ele atua como um termômetro da saúde.
Para ilustrar melhor a percepção do pH, vale, antes, compreender que no organismo da mulher habitam bactérias benéficas que são importantes para a saúde. Isso dá origem a uma proteção natural chamada de flora vaginal, conhecida por contribuir para uma grande força imunológica e evitar a proliferação de bactérias nocivas à saúde feminina. No entanto, é preciso atenção, porque é uma região que está suscetível a sofrer com desequilíbrios que alteram o pH, o que pode abrir espaço para diversas doenças.
Alguns desses desequilíbrios acontecem naturalmente durante o ciclo menstrual e voltam ao normal depois, mas outros são causados por diversos fatores.
Saiba quais são eles:
- Uso de antibióticos;
- Higiene inadequada;
- Disfunções hormonais;
- Níveis altos de açúcar no sangue;
- Alterações no colo do útero;
- Redução no nível de estrogênio;
- Excesso de peso;
- Relações sexuais pênis/vagina;
- Exposição a umidade e suor.
Se você quiser saber mais sobre as consequências do desequilíbrio da flora vaginal, converse com o seu médico e tire todas as dúvidas.