Menopausa e gordura abdominal. Quais são as causas?

Por que acumulamos gordura na barriga com a menopausa?

O corpo feminino, quando entra na menopausa, passa por muitas transformações e boa parte delas é causada por alterações hormonais.

O corpo feminino, quando entra na menopausa, passa por muitas transformações e boa parte delas é causada por alterações hormonais. Os ovários, que antes eram o principal gerador de estrogênio – o principal hormônio feminino, deixam de funcionar. Com isso, há uma queda acentuada dos níveis de estrogênio no organismo da mulher.

Essas alterações hormonais trazem mudanças importantes na saúde física feminina e a distribuição de gordura no corpo passa a obedecer a um padrão, acumulando-se na barriga e não mais no quadril, no bumbum, nas coxas e nas mamas.

A má notícia é que essa gordura abdominal é perigosa. Ela pode se acumular entre as vísceras e causar uma série de doenças, como o diabetes tipo 2, complicações cardíacas e até mesmo o câncer.

 Isso tem solução?

Os hormônios, no entanto, não são os únicos culpados pela gordura da barriga com a chegada da menopausa. O metabolismo naturalmente mais lento, aliado ao sedentarismo e à má alimentação, também são fatores-chave para que esse acúmulo aconteça. Além disso, há casos de mulheres que ficam deprimidas ou ansiosas nessa fase, e acabam comendo mais, às vezes até sem perceber.