O exame conhecido como papanicolau é responsável por detectar alterações nas células do colo do útero e identificar um possível indício de câncer na região. Essa doença é desenvolvida de forma silenciosa e não costuma apresentar sintomas aparentes em sua fase inicial, por isso, é de extrema importância que o exame seja realizado anualmente em mulheres que já iniciaram sua vida sexual.
Além da função já conhecida, o papanicolau também é capaz de identificar outros tipos de câncer como o de endométrio.
Como o papanicolau é feito?
Durante a consulta ginecológica, é introduzido um instrumento, chamado espéculo, na vagina, de modo que o médico poderá observar seu interior junto ao colo do útero. Com uma espátula ou uma pequena escova, o profissional provoca uma pequena escamação da superfície externa e interna, com o objetivo de colher para análise. As células colhidas são colocadas em uma lâmina e enviadas a um laboratório.
Importante!
Após o exame, a paciente deve retornar ao consultório na data marcada para saber o resultado e receber as devidas instruções orientadas pelo seu médico. O papanicolau é fundamental na rotina de cuidados da saúde da mulher.
Fonte:
https://bvsms.saude.gov.br/bvs/dicas/237_papanicolau.html
0 comments on “Papanicolau: o que é, para que serve, como é feito”Add yours →