Mulheres Ataques Cardíacos

Mulheres Morrem Mais Após Ataques Cardíacos do que Homens?

De acordo com um estudo realizado recentemente por pesquisadores suecos e britânicos, sim, nós mulheres temos três vezes mais chance de morrer após um infarto do que os homens.

 

Mas porque isso acontece? Segundo os cientistas, da Universidade de Leeds e do Instituto Karolinska, porque problemas cardíacos geralmente são vistos, mesmo entre médicos, como um mal masculino.

 

Os dados da pesquisa, feita com base em atendimentos feitos em pacientes suecos, mostram que mulheres têm 34% menos chance de serem submetidas a procedimentos para desbloquear artérias e probabilidade 24% menor de receberem prescrição de medicamentos que podem impedir um segundo infarto.

 

PERFIL CARDÍACO

 

Tudo isso porque nós não nos encaixamos no “perfil” da pessoa com doenças cardíacas. “Quando pensamos num paciente que sofreu ataque cardíaco, imaginamos um homem de meia-idade, acima do peso, com diabetes e fumante”, diz o professor Chris Gale, um dos autores da pesquisa.

 

Infelizmente sabemos que essa simplificação não reflete a realidade e problemas do coração afetam cada vez mais mulheres. Aqui mesmo, no blog do Femme – Laboratório da Mulher, falamos sobre o tema.

 

O Prof. Dr. Roberto Cardoso, especialista em Medicina Fetal e coordenador do Núcleo de Propósito no Femme, comentou isso na Campanha Saúde da Mulher.

 

“Quando eu fiz Medicina, a relação de infarto entre homens e mulheres era de 9 para 1, 10 para 1. Hoje é de 2 para 1, 3 para 1”.

 

Por isso, o cuidado com seu corpo deve estar no topo das suas prioridades. Consulte seu médico e pré-agende seus exames no laboratório que há mais de 3 décadas dedica-se à saúde feminina, pelo site do Femme, telefone (11 3050-9043) ou aplicativo para iOS (iPhone, iPad) ou Android.

 

Saiba mais: Exames e Saúde.

DNA-Fetal-Caixa-Blog