Com o passar dos anos e principalmente a partir da terceira idade o coração tende a elevar o tamanho e diminuir a sua capacidade de bombear o sangue. Essas alterações são compatíveis com uma vida absolutamente normal, porém que já indicam uma diminuição da função cardíaca.
Por isso que é fundamental estar sempre em dia com um “check-up” para acompanhar como anda a saúde, principalmente quando se é idoso.
Nem todos aqueles que sofrem um infarto apresentam os mesmos sinais. Alguns, inclusive, sequer sentem algo. Apesar do sintoma mais conhecido do infarto ser a dor na região peitoral, esse não é o único.
Confira alguns deles:
- Dor ou desconforto na região peitoral que pode irradiar-se para costas, rosto e braço esquerdo. Essa dor é intensa e permanece por um período de tempo prolongado. Ela é descrita, normalmente, como uma dor opressiva, como se algo pressionasse o peito.
- Suor frio
- Falta de ar
- Tontura
- Palidez
- Alteração na frequência cardíaca
- Mal-estar súbito
IMPORTANTE: Em caso de suspeita de infarto, é necessário pedir ajuda médica imediatamente. O pedido rápido de socorro pode ser essencial para salvar uma vida.