As pílulas anticoncepcionais são hormônios que agem impedindo a ovulação e, por isso, evitam uma gravidez. Porém, mesmo fazendo o uso correto, seja na forma de comprimidos, adesivo de hormônio ou tomando injeção, existe um risco mínimo de engravidar, porque os anticoncepcionais têm cerca de 99% de eficácia, ou seja, 1 em cada 100 mulheres pode engravidar, mesmo usando os anticoncepcionais corretamente. É importante ressaltar que, antes de iniciar o uso de anticoncepcionais, deve-se sempre consultar um ginecologista, para que seja indicado o melhor método anticoncepcional para cada mulher e a forma correta de uso.
Confira, a seguir, alguns fatores que podem limitar a eficácia da pílula anticoncepcional e aumentar o risco de uma gravidez.
Esquecer de tomar um dia
Esquecer de tomar a pílula anticoncepcional um dia pode aumentar as chances de engravidar, porque os níveis de hormônio no corpo podem variar, o que aumenta o risco de ovular. Em caso de esquecimento de tomar a pílula anticoncepcional na primeira semana da cartela, há um maior risco de gravidez, porque a ovulação pode acontecer mais cedo e os espermatozoides podem durar até 5 dias vivos – mas, em média, duram de 2 a 3 dias, depois do contato íntimo. Quando a mulher esquece de tomar um comprimido, deve tomar assim que lembrar e, depois, tomar o próximo comprimido no horário habitual.
Não tomar no horário certo
Os anticoncepcionais são feitos para tomar a cada 24 horas, por isso é importante tomar sempre no mesmo horário, para não ocorrer variação dos níveis de hormônio no corpo, que aumenta o risco de ovular e as chances de engravidar.
Esquecer de tomar várias vezes
Esquecer de tomar a pílula anticoncepcional várias vezes durante o mês não permite um efeito contraceptivo eficaz e o risco de gravidez aumenta muito. Por isso, deve-se usar camisinha durante todo o uso da cartela do anticoncepcional, até iniciar uma nova. Nesse caso, é importante conversar com o ginecologista e tentar um outro método contraceptivo que não necessite ser tomado todos os dias.
Trocar de anticoncepcional
Trocar de anticoncepcional requer cuidado e orientação médica, pois cada anticoncepcional tem suas características. Assim, a troca de anticoncepcional pode alterar os níveis de hormônio no corpo e gerar uma ovulação indesejada, aumentando o risco de engravidar.
Usar outros remédios
Alguns remédios podem interferir na eficácia dos anticoncepcionais orais, reduzindo ou cortando seu efeito. Alguns estudos comprovam que a maior parte dos antibióticos não interfere com o efeito dos anticoncepcionais orais, desde que tomados corretamente, todos os dias e na mesma hora. Por isso é importante conversar com o médico responsável pelo tratamento para evitar interações que interfiram no uso dos anticoncepcionais.
Obrigado pois foi muito útil o assunto pra mim