A diabetes gestacional é uma forma de diabetes que ocorre durante a gravidez e afeta cerca de 10% das gestantes. Com as mudanças hormonais do corpo, o organismo das gestantes pode ser afetado, dificultando o metabolismo da glicose. Essa doença geralmente é diagnosticada entre a 24ª e a 28ª semana de gestação, podendo aumentar o risco de complicações para a mãe e o bebê.
Quais são os fatores de risco e sintomas?
Geralmente, mulheres acima do peso, com histórico familiar de diabetes ou com idade acima de 35 anos são mais afetadas pela diabetes gestacional.
Essa doença costuma ser silenciosa e apresentar nenhum ou poucos sintomas, como aumento da sede, micção frequente e fadiga.
Para diagnosticar a diabetes gestacional, é necessário realizar um exame de glicemia ou um teste oral de tolerância à glicose.
Como tratar a diabetes gestacional?
O tratamento geralmente é feito através de uma mudança de hábitos da gestante, como:
– Alimentação equilibrada com baixo teor de açúcar e carboidratos e ingestão de refeições menores e mais frequentes ao longo do dia.
– Prática de exercícios físicos que ajudam a controlar os níveis de açúcar no sangue e manter o peso indicado durante a gravidez.
– Monitoramento dos níveis de açúcar no sangue regularmente em casa ou no consultório.
– Medicação como insulina para controlar os níveis de açúcar no sangue.
O tratamento correto da diabetes gestacional pode ajudar a prevenir complicações para a mãe e o bebê e reduz o risco do desenvolvimento de diabetes tipo 2 após a gravidez.
Procure seu médico para saber mais e siga o FEMME no Instagram para conferir outras dicas de saúde.