A saúde mental da população mundial está em risco e os números que envolvem as doenças psicológicas são cada vez mais preocupantes. Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), a depressão atinge 5% da população mundial, o que equivale a cerca de 350 milhões de pessoas. Mas não é somente o número alto que choca. A OMS também informou que, para cada homem com depressão, duas mulheres sofrem com a doença. Mas por que as mulheres estão mais propensas a serem depressivas?
É muito importante acrescentar que muitos estudiosos alegam que a diferença ocorre devido ao fato de as mulheres buscarem mais ajuda profissional e, com isso, vemos mais diagnósticos femininos presentes nos consultórios. Os homens são acostumados a negar os sintomas desde criança, fazendo com que seja mais difícil o conhecimento da doença para o sexo masculino.
Apesar disso, outros fatores podem ajudar no aparecimento da depressão nas mulheres. Confira alguns:
Gravidez: alguns eventos durante a gestação ou no período pós-parto, como solidão, menoridade e baixo apoio emocional, podem trazer sintomas depressivos.
Menopausa: durante esse período da vida da mulher o risco de desenvolver depressão é considerado duas vezes maior. A alteração dos hormônios pode afetar a reprodução de neurotransmissores que estão ligados à depressão, gerando a doença.
Período menstrual: com as bruscas oscilações hormonais, as mulheres tornam-se mais vulneráveis aos transtornos de humor, podendo gerar sintomas depressivos.
Referência:
https://www.psicologiasdobrasil.com.br/mulheres-e-depressao-por-que-elas-tem-mais/
Bom dia! Agradeço muito por compartilhar estes assuntos que são tão atuais em nossa vida. Infelizmente chegamos a uma realidade em que o mundo tem vivenciado este tipo de situação nas famílias. E acredito que a tendência é o aumento desta doença emocional se não buscarmos ajuda de forma correta. É muito importante estarmos alertas para perceber quando isto ocorrer com qualquer pessoa próxima a nós. Mais uma vez agradeço. Deus abençoe a td equipe!