A importância de se manter hidratado no inverno

Com a chegada do inverno e do frio, é normal que nossa sede comece a diminuir. Porém, isso aumenta o risco de desidratação no nosso corpo, por não percebemos a sensação de sede e não ingerirmos a quantidade de água necessária. 

Nos dias quentes, a sensação de calor e necessidade do conforto térmico causado pela ingestão de água é muito maior. Já quando a temperatura abaixa, a circulação sanguínea preserva o calor do corpo e inibe a vontade de beber água.

Além das baixas temperaturas, é normal que a umidade relativa do ar também abaixe durante o outono e o inverno, o que pode facilitar a desidratação e causar ressecamento na pele, temperatura corporal elevada, cansaço, sonolência, prisão de ventre, entre outros.

Como se manter hidratado no frio

A recomendação da OMS é que uma pessoa de 80kg beba entre 2,1 e 2,4L de água. Porém, a hidratação não precisa ser feita apenas com copos de água. Alimentos como frutas, legumes e hortaliças são compostos de água e ajudam a manter a hidratação do corpo. Alguns exemplos de alimentos ricos em água são alface, chuchu, pepino, melão, laranja e melancia.

Outra opção perfeita para as estações frias é consumir mais chás, que além de possuírem várias funções benéficas para o corpo, dependendo das ervas utilizadas, ainda mantém o corpo aquecido e hidratado, ou sopas, que podem ser super nutritivas e uma ótima fonte de água para o corpo.

Além disso, você pode usar a tecnologia a seu favor. Existem diversos aplicativos voltados para a saúde, nutrição e hidratação que mandam lembretes avisando os horários que você deve ingerir líquidos de acordo com suas necessidades. Quando for sair de casa, não se esqueça de carregar uma garrafinha com você.
Se você gostou das dicas, não se esqueça de compartilhar com quem você ama e seguir o FEMME no Instagram para ler mais conteúdos voltados para a saúde da mulher.

0 comentário em “A importância de se manter hidratado no invernoAdicione um comentário →

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.