Meningite: O que é e como prevenir

Desde setembro de 2021, a Organização Mundial da Saúde (OMS) tem trabalhado em sua primeira estratégia global para derrotar a meningite. As metas são eliminar epidemias de meningite bacteriana e reduzir as mortes em 70% até 2030.

Essa medida foi tomada devido ao avanço da doença nos últimos meses. De acordo com o Ministério da Saúde, nos primeiros três meses deste ano foram notificados 141 casos e, segundo especialistas, a maior explicação para esse avanço é a queda nas taxas de vacinação.

O que é meningite?

A meningite é uma infecção causada por bactérias ou vírus que atacam as meninges, membranas que se encontram no cérebro. A transmissão da meningite geralmente ocorre por gotículas de saliva (que podem acontecer através de tosse, espirros, beijos ou fala), compartilhamento do mesmo prato de comida e mãos infectadas após utilizar o banheiro. 

As meningites virais costumam causar sintomas mais leves, parecidos com os de gripes e resfriados. A doença atinge principalmente crianças e causa febre, dor de cabeça e irritação. Neste caso, basta esperar que a pessoa melhore naturalmente, como no caso de viroses. 

Já a meningite bacteriana é a que mais preocupa os especialistas, pois causa sintomas mais graves e que devem ser tratados imediatamente. Em pouco tempo, esse tipo de meningite causa febre alta, mal-estar, vômitos, dor forte de cabeça e no pescoço e manchas vermelhas pelo corpo.

Como se prevenir da meningite? 

Desde 2011, a vacina conjugada contra meningite por meningococo C faz parte do Calendário Básico de Imunização e essa é a maior forma de prevenção contra a doença. 

Além da vacina, é importante tomar cuidado com a higiene, lavando as mãos com frequência, especialmente antes das refeições. 

Nós do FEMME entendemos que a vacinação é um ato de amor e acolhimento não só consigo mesmo mas também com quem você mais ama. Por isso, realizamos imunizações no conforto do seu lar. Agende sua vacinação domiciliar e proteja-se contra a meningite e outras doenças.

0 comentário em “Meningite: O que é e como prevenirAdicione um comentário →

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.