A pele da mulher e suas fases

Ao longo de sua vida, uma mulher passa por muitos ciclos que mexem com hormônios e humores, impactando também a saúde da pele. Ao longo dos anos, é comum começar a perceber rugas, manchas e flacidez em algumas partes da pele. Isso ocorre porque, com o tempo, as fibras elásticas e colágeno sofrem alterações.

A pele de mulheres até 30 anos

Até os 30 anos, alguns dos problemas de pele mais comuns são a acne e o melasma. A acne é uma doença inflamatória que deve ser tratada assim que surgir, para evitar o surgimento de cicatrizes.²

O melasma aparece em forma de manchas escuras especialmente em áreas que pegam muito sol, como testa, têmporas, nariz, regiões das maçãs e dos lábios. Ele ocorre, geralmente, quando há super exposição solar associada a hormônios gestacionais ou contidos em anticoncepcionais. Tanto a acne como o melasma são facilmente tratados.

A pele de mulheres entre 30 e 50 anos

Aos 30 anos, é importante que as mulheres procurem se prevenir de problemas de pele que surgem com a idade. Na fase dos 40 anos, é comum que haja uma perda mais intensa de elastina e colágeno, afetando a hidratação da pele.

Produtos como protetor solar anti-UVA e UVB, cremes antioxidantes tópicos e suplementos orais podem ajudar nessa fase. Consulte seu dermatologista para saber mais.

A pele da mulher com mais de 50 anos

As dermatites e manchas se tornam mais comuns após os 50 anos e, se não cuidadas, podem evoluir para problemas mais sérios. Nesta faixa etária, sua pele pode estar mais suscetível à úlceras causadas por má circulação do sangue, escaras, angiomas e distúrbios da cútis.

Assista ao vídeo para saber mais sobre a pele da mulher e suas fases:

[vídeo que será gravado com a médica do FEMME]

Como cuidar da sua pele em qualquer fase

1) Use protetor solar

Você já deve ter lido muitas vezes sobre a importância do protetor solar, né? Ele evita a ação dos raios UVA e UVB sobre a pele, prevenindo o envelhecimento precoce, o câncer de pele e o aparecimento de manchas, flacidez e rugas. 

O protetor solar não é só para praia e piscina: Crie o hábito de aplicar protetor solar na pele todos os dias.

2) Tenha uma rotina de limpeza da pele

O recomendado é limpar sua pele duas vezes ao dia: uma pela manhã e uma antes de dormir. Cuide bem da sua fazendo limpeza, tonificando, hidratando e tratando. Esse autocuidado faz bem para a pele e para a alma.

3) Hidrate-se

Beber água é um dos principais fatores nos cuidados com a pele. Um corpo pouco hidratado pode resultar em uma pele flácida e facilitar o aparecimento de cravos, espinhas e manchas.

4) Cuide da sua alimentação

Alguns alimentos fazem super bem para a saúde da pele, como frutas vermelhas (previnem o envelhecimento precoce da pele, o excesso de oleosidade e formação de acne), abacaxi (é anti-inflamatório), cenoura (revitaliza a pele) e salmão (rico em vitamina D e ômega-3).

Gostou das dicas? Não se esqueça de compartilhar nas suas redes sociais e seguir o FEMME no Instagram e no Facebook para saber mais dicas sobre a saúde da mulher.

0 comentário em “A pele da mulher e suas fasesAdicione um comentário →

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.