mulheres de fitness esportivas motivadas, faça exercícios matinais, aqueça o corpo antes da maratona, sorrindo

5 Benefícios do exercício físico na saúde da mulher

Um levantamento feito pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) mostrou que 45,9% da população brasileira não pratica exercícios físicos e esse número é ainda maior entre as mulheres: 66,6%.

A prática de atividades físicas proporciona diversos benefícios para a saúde da mulher, como prevenção de doenças cardiovasculares, osteoporose e outras doenças comuns entre mulheres, especialmente depois da menopausa. E você, já praticou exercícios hoje? Se a resposta é não, continue lendo que vamos te mostrar muitos benefícios dessa prática!

Como o exercício impacta a saúde da mulher

1) Ciclos menstruais mais regulares

A produção de endorfina, substância que dá a sensação de bem-estar ao corpo e é liberada durante os exercícios físicos, ajuda o ciclo menstrual a se regular e ameniza efeitos da TPM, como mudanças de humor e dores na mama.

2) Diminuição das cólicas menstruais

A prática de atividades físicas também pode ajudar muita com a cólica menstrual. Isso acontece, principalmente, por causa da elevação da temperatura do corpo.

Os exercícios mais indicados para alívio de cólicas menstruais são os que envolvem respiração e relaxamento, como caminhada, yoga, pilates e alongamento.

3) Prevenção da endometriose

A atividade física pode ajudar nas dores da endometriose e também na prevenção. Um estudo da Universidade de Harvard, nos Estados Unidos, mostrou que mulheres que são ativas desde jovens possuem menos tendência a desenvolver a endometriose. Alguns exercícios que ajudam são caminhada, bicicleta, natação, pilates e treinos funcionais.

Nós temos um episódio no FEMMELab, o podcast do FEMME, que fala mais sobre a endometriose, prevenção, diagnóstico e tratamento. Clique aqui para ouvir.

4) Controle do estresse

A prática de exercícios físicos aumenta a produção da serotonina, noradrenalina e dopamina, neurotransmissores que ajudam a regular o humor, o sono, o ritmo cardíaco, o apetite e a memória. Além disso, diminuem os níveis de hormônios como o cortisol e a adrenalina. Isso faz com que os níveis de estresse e ansiedade diminuam.

5) Melhora cardiovascular

Atividades aeróbicas regulares, como caminhada, bicicleta e corrida, ajudam na redução da pressão arterial e melhora da circulação sanguínea, proporcionando melhor cardiovascular e prevenção de hipertensão, colesterol alto, infarto, entre outros.⁵

Gostou das dicas? Compartilhe nas suas redes sociais e consulte um médico para descobrir qual é a atividade física mais indicada para você.

0 comentário em “5 Benefícios do exercício físico na saúde da mulherAdicione um comentário →

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.